domingo, 16 de janeiro de 2011

Tarte de Atum

Num velho caderninho de receitas guardo esta receita que me foi dada pela minha irmã. Em qualquer estação do Ano, como aperitivo, entrada ou prato principal (acompanhada por uma boa salada), a tarte  de atum é sempre muito apreciada e nunca pode  faltar em qualquer reunião de família ou amigos.
Esta é a receita original.


Tarte de atum

Ingredientes
3 ovos
1 lata de atum de 120 grs
queijo de pasta dura
molho bechamel  ( 1 colher de sopa de manteiga , 2 colheres de sopa de farinha, 1/2 l de leite ; sal pimenta e noz moscada )
massa quebrada ( 200 grs de farinha e 100 grs de manteiga )

Preparação
Faça a massa e deixe repousar.
Prepare o molho bechamel: num tachinho derreta a manteiga, deite a farinha e mexa bem, adicione o leite aos poucos para não fazer grumos e mexa até engrossar. Tempere.
Ao molho junte o atum ( sem o  óleo ),  as gemas  e  por fim envolva as claras  batidas em castelo com uma pitada de sal  .
Forre a forma com a massa, cubra o fundo com fatias finas de queijo. Deite por cima o recheio e leve a cozer em forno médio.

SUCESSO e BOM APETITE

3 comentários:

  1. ai que linda! Para mim é uma tarte inteira faz favor, e isso sem batotas, o molhinho feito em casa!

    ResponderEliminar
  2. Que linda, isso é para cozinheiras dotadas como a menina.Eu cá ando mais preguiçosa...

    ResponderEliminar
  3. Andava mesmo à procura de uma tarte de atum e deparo-me com esta delícia!!Adorei e já levei a receita. Obrigada pela partilha. Também já sou sua seguidora ,pois vi aqui muita coisinha boa. Se me quiser visitar seja muito bem vinda.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar