segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os meus caderninhos



 

 Estes são os meus caderninhos mais antigos onde guardo verdadeiras relíquias: recolhidas aqui e ali, junto  de familiares e amigos. Representam as memórias das minhas andanças pelo mundo da culinária e também pela vida. Pensei em passar tudo a limpo no computador, copiar as mais significativas, mas desisti. Nada pode substituir a caligrafia original, as manchas e as orelhas que  provam o  muito uso, as emendas e os comentários .







Trouxe da Suécia este caderninho (que já perdeu algumas letras) com   receitas que a minha sobrinha faz .

Bolo mármore

Ao procurar nos meus caderninhos uma sobremesa para fazer este fim de semana encontrei uma receita de bolo mármore, mas não me agradou muito.Cá em casa,  não costumo servir este  bolo,  nem me lembro qual foi a última vez que o fiz. Fui então procurar na net.  Encontrei esta receita no blog Sete Pecados, achei interessante e resolvi experimentar.

Ingredientes
5 ovos
250 grs de açúcar
250 grs de farinha de trigo
150 grs de margarina +1 colher de chá
2,5 dl de leite+2 colheres de sopa
2 colheres de chá de fermento ( se a farinha não tiver fermento )
150 grs de chocolate preto para culinária

Preparação
Bata a margarina, ligeiramente  amolecida, com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas uma a uma, batendo entre cada adição. Junte o leite, alternando com a farinha peneirada. Bata as claras em castelo e envolva-as  delicadamente na massa. Separe metade da massa para uma tigela.
Pique 75 grs de chocolate na picadora (eu piquei-o com a faca e resultou). Leve ao microondas o restante chocolate, com 2 colheres de sopa de leite e 1 colher de chá de margarina, até derreter . Mexa para obter um creme.
Junte a uma das metades da massa o chocolate derretido e o chocolate partido. Numa forma de chaminé, previamente barrada e polvilhada, vá colocando alternadamente colheradas das duas  massas sem as misturar. Leve a cozer no forno a 220 º C.



Nesta fatia podemos ver os pedacinhos de chocolate. Garanto que este bolo, além de bonito, ficou grande e muito saboroso.Para acompanhar o bolo,e porque o servi como sobremesa, fiz um creme de baunilha a que juntei alguns pedacinhos de chocolate e enfeitei com os restantes.




SUCESSO e BOM APETITE!!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bola de carne


Quando ainda trabalhava, e era a minha vez de levar o lanche  para as  reuniões de trabalho, as minhas colegas pediam-me sempre que fizesse a bola. Esta receita foi-me dada por uma amiga, mas fiz-lhe  algumas alterações. Hoje, ao almoço, servia-a como entrada.

Ingredientes
4 ovos
420 grs de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento ( se a farinha não tiver fermento)
1,5 dl de óleo
2 colheres de sopa de azeite
1 1/2 chávena  de leite
1 colher de chá de sal fino
fatias de queijo tipo flamengo
fatias de fiambre
rodelas de paio
chouriço
piripiri

Preparação
Coloque a farinha peneirada numa tigela, no centro abra um buraco, e vá deitando os ovos, batendo entre cada adição. Junte o óleo com  o azeite e continue a bater incorporando a farinha. Por fim adicione o leite em pequenas quantidades batendo bem até obter uma massa lisa e um pouco elástica. Tempere com o sal e pode, se gostar, juntar pimenta.
Unte com margarina e polvilhe com pão ralado um tabuleiro de pyrex. Deite metade da massa no tabuleiro, coloque o queijo, salpique com piripiri, depois coloque o fiambre, salpique novamente com piripiri e acabe com as rodelas de paio. Cubra com a restante massa e enfeite com algumas rodelas de chouriço. Leve ao forno a 220º C.  



SUCESSO e BOM APETITE!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mistura de legumes no forno


Mistura de legumes no forno

Da Suécia,  importei esta receita que experimentei num jantar em casa da sogra da minha sobrinha. Passei a sevi-la como acompanhamento de pratos de carne, quando o tempo  frio exige algo mais reconfortante. A receita que vos apresento  é a minha versão da original,´com menos variedade de legumes, mas  acho que também  resulta muito bem.

Ingredientes

2 beringelas   (de tamanho médio)
2 courgettes   (de tamanho médio)
1 pimento vermelho (grande )
sal grosso
pimenta
azeite

Preparação

Corte as beringelas em rodelas grossas  e coloque-as de molho em água fria cerca de  1/2 h.
Retire-as  depois da água e corte as rodelas em quartos .
Corte as courgettes em rodelas grossas .
Corte o pimento, depois de lhe retirar as sementes, em tiras não muito finas .
Num tabuleiro grande coloque os legumes, salpique com sal grosso, pimenta ( uso a mistura para bifes que tem uma textura granulada ) e regue com um fio de azeite. Misture  para  que os temperos cheguem a todos os pedaços .
Leve ao forno a 220 º C. Vá mexendo para facilitar a cozedura, pode borrifar com um pouco de  água se for necessário .

Nota:
A  quantidade de legumes que usei enche um tabuleiro, como mostro na foto.
Também pode incluir nesta mistura cenouras (que deve cortar em rodelas finas porque demoram mais tempo a cozer), pimentos de várias  cores, cebola ou outros  legumes a seu gosto.


Pode ver como fica a mistura depois de cozinhada


SUCESSO e BOM APETITE

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Bolo de banana e nozes


Bolo de banana e nozes

No almoço de domingo servi com o café este pequeno bolo que, modéstia à parte, estava muito bom!
Se quiser experimentar?

Ingredientes:

4 ovos
1 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de farinha de trigo
1 iogurte natural  ou de banana
 igual medida de óleo
1 colher de chá de canela
raspa de  1 limão
2 bananas  (grandes e maduras)
1/2 chávena de nozes (grosseiramente picadas)
algumas nozes inteiras (para a decoração)
caramelo líquido
açúcar branco para polvilhar a forma

Preparação:

Numa tigela coloque o açúcar com a canela e a raspa de limão. Adicione os ovos um a um, batendo entre cada adição. Junte o iogurte e o óleo e bata  bem  até que se formem bolhas. Por último, junte as bananas cortadas às rodelas grossas e as nozes picadas e mexa delicadamente. Deite a massa numa forma untada com   manteiga e polvilhada com açúcar branco granulado. Aconselho que forre o fundo da forma com papel vegetal. Eu usei uma forma de fundo móvel.  Leve ao forno a 220º C. Ao desenformar a parte de baixo deve ficar para  cima porque essa é a parte onde ficaram as bananas e as nozes. Enfeite com as meias nozes e cubra com o caramelo liquido .
Pode servir simples  ou, se for muito gulosa como eu, com natas batidas  ou, melhor ainda, com uma bola de gelado de natas ou baunilha .

Vai uma fatia?


                     
               
                      


   SUCESSO e BOM APETITE

domingo, 16 de janeiro de 2011

Tarte de Atum


Se é daquelas cozinheiras que  faz questão de fazer mesmo  tudo na cozinha, siga então a receita original, mas se não tiver tempo, e   não se importar de ser um pouco  batoteira,  pode comprar  a massa quebrada e o molho bechamel  já feitos. Devo confessar que é o que passei  a fazer desde que estes produtos apareceram no mercado. Às vezes, em vez do  queijo, coloco azeitonas descaroçadas e cortadas aos pedaços. Também pode fazer a tarte com massa folhada que fica muito boa.

Tarte de Atum

Num velho caderninho de receitas guardo esta receita que me foi dada pela minha irmã. Em qualquer estação do Ano, como aperitivo, entrada ou prato principal (acompanhada por uma boa salada), a tarte  de atum é sempre muito apreciada e nunca pode  faltar em qualquer reunião de família ou amigos.
Esta é a receita original.


Tarte de atum

Ingredientes
3 ovos
1 lata de atum de 120 grs
queijo de pasta dura
molho bechamel  ( 1 colher de sopa de manteiga , 2 colheres de sopa de farinha, 1/2 l de leite ; sal pimenta e noz moscada )
massa quebrada ( 200 grs de farinha e 100 grs de manteiga )

Preparação
Faça a massa e deixe repousar.
Prepare o molho bechamel: num tachinho derreta a manteiga, deite a farinha e mexa bem, adicione o leite aos poucos para não fazer grumos e mexa até engrossar. Tempere.
Ao molho junte o atum ( sem o  óleo ),  as gemas  e  por fim envolva as claras  batidas em castelo com uma pitada de sal  .
Forre a forma com a massa, cubra o fundo com fatias finas de queijo. Deite por cima o recheio e leve a cozer em forno médio.

SUCESSO e BOM APETITE

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Branca de Neve e os sete anões

Bolachas açucaradas

Na festa de aniversário de um dos meus sobrinhos fiz este bolo, inspirando-me num modelo que vi numa revista brasileira. Para fazer  os biscoitos  usei a receita das Bolachas açucaradas que há muitos anos encontrei  num pequeno livro: A ARTE DA COZINHA  Royal
Costumava fazer as bolachas como é referido na receita. São simplesmente deliciosas.

Bolachas açucaradas 
 
              ( Dá 3 dúzias )

Ingredientes

1/2 chávena de manteiga ou margarina (110 grs)
3/4 de chávena de açúcar (150 grs )
1 ovo (não batido)
1/2 colher de chá de baunilha
2 chávenas de farinha de trigo peneirada (220 grs)
1/2 colher de chá de fermento Royal 
1 pitada de sal

 Preparação

Faça um creme leve com a manteiga e o açúcar. Junte o ovo e bata bem. Acrescente a baunilha e mexa bem. Ponha sobre uma mesa polvilhada com farinha e tenda-a com o rolo até que tenha uma espessura de 3 mm.  Corte a massa com as  formas especiais previamente polvilhadas com farinha e de  um tamanho de 4 cms. Polvilhe com açúcar, coco ralado, chocolate em pedacinhos ou nozes partidas, etc. Coloque as bolachinhas  em tabuleiros lisos untados. Leve a forno brando (190 º C) de 10 a 12  mn: Tire-as do tabuleiro e deixe arrefecer.

NOTA: Se quiser fazer um bolo parecido com este pode usar como base um bolo da sua preferência e decorá-lo com  a Branca de neve, os anões e a árvore  feitos em massa de  biscoito (mais espessa do que o indicado na receita ), algumas flores de açúcar e outros  enfeites a seu gosto. Na decoração das figuras pode usar glacés, bolinhas prateadas, palhetas coloridas, etc.

SUCESSO e BOM APETITE

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Receita para tortas e bolos de aniversário

A receita que vos apresentei para o tronco de Natal  pode  transformar-se  numa deliciosa  Torta de chocolate, Torta de compota de morango  ou em  qualquer outra maravilha, depende apenas   da nossa criatividade.
Também uso esta receita para criar  bolos de aniversário com recheio de diversos sabores, coberturas  a gosto e decoração conforme a ocasião.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Tronco de Natal

Ingredientes:

Massa
4   ou 5 ovos
1 chavena de chá de acúcar
1 chavena de chá de farinha
3 colheres de sopa de água  fria
raspa de 1 limão
1 colher de café de sal fino
1 colher de chá de fermento em pó, se a farinha  utilizada não tiver fermento



Recheio
1 chavena de chá de açúcar
1 dl de água
4 gemas
150 gr de amêndoas sem pele
1 cálice de anis




Preparação


Massa
Bata as claras, com o sal ,em castelo. Adicione o açúcar e continue a bater. Junte as gemas uma a uma , batendo entre cada adição. Junte a raspa de limão, a água  e por fim  a farinha peneirada, envolvendo delicadamente.
Deite a massa num tabuleiro untado com margarina  e polvilhado com farinha .
Coze no  forno à temperatura de 200 º.C. Verifique a cozedura com um palito, mas coze rapidamente.

Recheio
Leve o açúcar com a água   ao lume até  fazer   uma calda grossa. Toste ligeiramente  as amêndoas no forno. Pique-as   na picadora  para  obter  uma textura não muito fina. Junte-as à calda. Em seguida adicione as gemas e por fim o anis,  mexendo sempre com muito cuidado. Não deixe secar muito o creme.


Montagem
Deite a torta sobre um pano de cozinha polvilhado  com açúcar e espalhe imediatamente o recheio .Enrole com a ajuda do pano .Escolha os elementos decorativos. Prepare a cobertura . Decore a torta a seu gosto .


 Cobertura
100 gr de chocolate 
1 dl de natas
1 colher de sopa de manteiga
Leve as natas a lume brando até levantar fervura ,junte o chocolate partido em pedacinhos e a manteiga mexendo bem até obter uma pomada .


NOTA
Este tronco foi feito pela minha sobrinha que gentilmente me autorizou a publicar a foto.




SUCESSO e BOM APETITE

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A minha casa é o meu castelo, o meu palácio e a minha prisão. A minha casa é o meu coração

  Infelizmente não tenho memórias da minha primeira casa, a casa onde nasci e onde vivi até aos três anos.
   Na minha segunda casa vivi  até aos onze anos.
   Aos dez anos, a televisão  entrou lá em casa e na minha vida.
   Maria de Lurdes Modesto apresentava nessa época  um programa de culinária na RTP.
    A minha  irmã  experimentava as receitas que viamos na televisão e eu ajudava-a executando as tarefas mais enfadonhas. Essas experiências nem sempre corriam bem,  por serem demasiado complicadas, e acabavam,muitas vezes, no caixote do lixo.
   Na terceira casa, onde vivi a adolescência e o inicio da idade adulta, comecei a aventurar-me pelo mundo da culinária, as experiências continuaram, mas já com grande sucesso.
    Foi nessa casa que se criaram os meus sobrinhos para quem preparei doces e bolos de aniversário maravilhosos.  
    Estou agora na quarta casa, aquela onde vivo há mais anos, aqui cheguei à maturidade. Nesta casa, que é também a dos meus sobrinhos, e onde eles se tornaram adultos, sou feliz cozinhando    para   eles e para toda a familia.    
    Vou apresentar-vos as receitas que  ao longo dos anos  fizeram, e continuam a fazer, as delicías da família e dos amigos.