domingo, 26 de junho de 2011

Torta de bacalhau

 Prova superada


Num dos meus caderninhos de receitas, tenho a receita da Torta de bacalhau da D. Lucilia, a minha professora da primária.
A torta,  que tinha fama de ser muito boa, e que era realmente saborosa,  nunca me saía lá muito bem.
E, porque os olhos também comem, queria surpreender a minha família: fazer uma torta que, além de boa,  fosse  bonita. 
Esta torta que  vos apresento, foi inspirada na receita original e numa outra que  encontrei  aqui  .

Desta vez acertei! E até  eu fiquei surpreendida com o resultado.
 

Ingredientes

400 g de bacalhau demolhado
5 ovos
120 g de farinha de tigo
4 dl de leite
2 dl de azeite
2 cebolas de tamanho médio
4 dentes de alho
1 folha de louro
salsa
pimenta
noz moscada
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar  facultativo

Preparação

Coza as postas de bacalhau.

Refogue as cebolas, com os alhos e o louro, em azeite, mas sem alourar.

Junte as postas de  bacalhau, limpas de peles e espinhas e bem  desfeitas.

Numa tigela, deite o preparado anterior, misture as gemas, junte a farinha peneirada, o leite, a salsa, a pimenta, a noz moscada e o açúcar..

Bata as claras em castelo, com o sal, e envolva-as no preparado anterior.

Forre um tabuleiro com papel vegetal anti-aderente, deite a massa lá dentro e leve ao forno, pré-aquecido, a 180º.C durante 20 mn ou até  a torta estar cozida.

untei o tabuleiro e o papel com margarina

Desenforme sobre um pano húmido coberto com papel vegetal.

Recheie com maionese e enrole   (pode usar também pickles finamente cortados ) .

Escaldei um pouco as mãos, e a torta parece que ia abrir, mas apertei bem e, como podem ver, ficou lisinha.

Deixe embrulhada no papel vegetal e no pano e leve  a refrigerar até à hora de servir.


Pode guarnecer com cenoura raspada e enfeitar com azeitonas (sugestão da receita original).


A minha ficou tão bonita que dispensou qualquer adereço.

Nota: No tempo frio pode  rechear com molho bechamel e servir quente.
         

Acompanhei com salada, maionese e pickles, que a receita sugeria também como recheio.

SUCESSO E BOM APETITE!

1 comentário:

  1. Eu lembro-me desta torta, ai o que me foste lembrar, penso que até cheguei a comê-la num janatar em casa da D. Lucilia, qd ai chegar já sabes.

    ResponderEliminar