domingo, 20 de fevereiro de 2011

Arroz doce tradicional

          
A tradição do arroz doce

Casamentos e batizados

Quando os banquetes de casamento eram   preparados  por cozinheiras contratadas pelos pais dos noivos,  o arroz doce não podia faltar na ementa.  Era também  presença obrigatória nos almoços de batizado.
Até as bonecas das minhas sobrinhas tiveram direito a uma festa de batizado com arroz doce e tudo.
Nas festas de anos,  a dona da casa, como forma de agradecimento, enviava para as famílias dos convidados um pratinho de arroz doce acompanhado por alguns rebuçados e bolo de aniversário.
Cá em casa, este doce perdeu a sua popularidade entre os jovens adultos. Apenas os mais velhos continuam a apreciá-lo, mas o maior fã do meu arroz doce era o meu pai.

Ingredientes

1 chávena de arroz carolino (pode comprar um pacotinho de arroz especial)  
2 chávenas de água
7,5 dl a 1 litro de leite
1 chávena de açúcar
4 gemas
1 colher de sobremesa de manteiga (facultativo)
casca de limão
pau de canela
canela em pó
1 pitada de sal


Preparação
Leve ao lume a água  com o sal, a casca de limão e o pau de canela. Deixe  levantar fervura e deite o arroz . À parte aqueça o leite.  Quando  a água  tiver reduzido, vá acrescentando aos poucos o leite. Verifique se o arroz está cozido e só então junte o açúcar. Mexa bem para obter a consistência pretendida. Coloque uma porção de arroz numa taça, deixe arrefecer  e junte   as gemas com cuidado para não talharem. Fora do lume,  misture no arroz e leve a cozer sem levantar fervura.
Deite em tacinhas e decore a gosto com canela em pó.

Nota: Se gostar de uma consistência mais cremosa pode usar mais leite. Pode também juntar manteiga para ficar mais aveludado.

                               

SUCESSO e BOM APETITE!  

1 comentário:

  1. Eu gosto! Ainda a semana passada fiz dois pratinhos, só para mim!
    A fotografia está linda!

    ResponderEliminar