sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bavaroise de ananás

ANANÁS

O ananás, Ananas comosus, pertence à família Bromeliaceae, de onde deriva o nome de um dos seus componentes mais saudáveis, a enzima bromelina. O nome espanhol do ananás, pina, e a raiz do seu nome em inglês, reflectem a semelhança visual deste fruto com a pinha.
Na verdade, o ananás não é uma fruta individual e sim um composto de muitas flores, cujos pequenos frutilhos se fundem em volta de um caroço central. Cada frutilho pode ser identificado como «olho», a marca áspera e espinhosa na superfície do ananás.
Os ananases têm uma forma cilíndrica ampla uma casca escamosa verde, castanha ou amarela e uma coroa magnificente de folhas espinhosas azul-esverdeadas. A polpa fibrosa do ananás é de cor amarela e tem um sabor tropical vibrante que equilibra os paladares doce e ácido. A área mais próxima da base do fruto tem uma maior concentração de açúcar e, como tal, um sabor mais doce e uma textura mais tenra.


desenho de Um abacaxi ou ananás para colorir



O buraco das rodelas do ananás

O meu sobrinho confessou-me, há pouco tempo, que em criança pensava que quando se cortavam as rodelas do ananás estas já vinham com buraco. Achei  divertido, mas estranhei, porque tanto ele como os irmãos sempre nos ajudaram na cozinha. O rapaz devia andar muito distraído...

Para ele, e para quem precisar:

http://vidadequalidade.org/como-cortar-ananas/



Bavaroise de ananás

 A receita desta bavaroise é a mesma  da bavaroise de pêssego que já apresentei,  mas com  sabor a ananás.
Use iogurte e gelatina de ananás.

 Fácil  para preparar com as suas crianças e leve para servir ao resto da família por ser pouco calórica.






Nota: Aqui as rodelas já vêm com buraco, porque são de lata. Pode enfeitar com morangos frescos ou cerejas, mas eu usei compota de morango.

SUCESSO e BOM APETITE!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário