domingo, 13 de fevereiro de 2011

Balões vermelhos



"As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos frios e chuvas."
Publicado em Wikipédia

 " Aproveite tudo o que a cereja tem para dar "

Chá Medicinal de Pés de Cereja
Desde os tempos dos nossos avós, que se usam os pés de cereja para fazer um chá medicinal.
Este chá é um excelente diurético e anti-infeccioso.
Pode ser usado, para tratar infecções urinárias, ou como diurético, e assim drenante e eliminador de toxinas. Sendo um bom chá diurético, pode também ser usado nos regimes de emagrecimento.
Para fazer o chá de pés de cereja, (isto já depois de os pés de cereja estarem secos), deve-se colocar 3 colheres de sopa num litro de água e deixar ficar. Deve-se beber ao longo do dia.
Para complementar e reforçar o efeito do chá, é boa ideia, juntar mais duas plantas medicinais, a cavalinha e barbas (ou estigmas) de milho.
Caroços de cereja
Esta foi uma boa novidade para mim.
Aproveitar os caroços de cereja para fazer uma almofada de caroços de cereja.
Esta almofada pode ser usada quente ou fria.
  • Quente. Para aquecer a almofada, humedece-a com água e coloque-a no microondas à potência de 600 watts durante 2 minutos. Pode usar a almofada quente para aliviar dores articulares ou musculares.
  • Fria. Basta coloca-la no congelador. Pode usar a almofada fria, para tratar inchaços, inflamações, etc."     Publicado no Blog Neturalmente.com
          No tempo das cerejas
No tempo das cerejas, quando os meus sobrinhos eram ainda crianças,  costumava fazer os Balões vermelhos. Esta sobremesa vinha publicada num pequeno livro de receitas das minhas sobrinhas. Com o passar dos anos, muito raramente voltei a fazê-la. O tempo das cerejas é muito breve e eu prefiro saboreá-las ao natural. Encontrei no supermercado E. LECLERC, que tem produtos franceses, cerejas em calda que são bastante económicas e usei-as nesta receita. Podem dizer que não é a mesma coisa, mas  a família  gostou e aprovou o resultado. Vou dar-vos a receita original e as alterações que lhe fiz.
Ingredientes
Para 4 pessoas
500 g de cerejas (muito doces e pretas ) usei as cerejas em calda
100 g de farinha de trigo
150 g de açúcar
3 ovos
1 copo de leite
1 pitada de sal
aromatizei com raspa de limão   

Preparação
Comece por untar um prato que possa ir ao forno. Depois lave as cerejas, retire o caroço e coloque-as no fundo do prato. Coloque a farinha na tigela; abra um buraco no meio e deite lá dentro o açúcar, o sal,  os ovos e a raspa de limão. Misture tudo muito bem. Com a ajuda da concha, adicione o leite morno  a pouco e pouco para dissolver o preparado. Deite a mistura líquida sobre as cerejas e leve a forno quente durante 45 mn. Pode servir quente ou frio no prato em que cozeu.      


         
 SUCESSO e BOM APETITE!
  


Sem comentários:

Enviar um comentário