terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tarte do Advento

   
   O nosso querido Chefe António Silva, que começou por apresentar semanalmente na RTP  "Tele-Culinária", um programa didático, continua a ser responsável pela Direção Culinária da revista com o mesmo nome, que é, até hoje, um êxito de vendas.   
     É com muito orgulho que exibo o Nº.1 da revista  Tele-Culinária que fui colecionando ao longo dos anos desde 1976 ou 77.



Nesta edição Especial Natal 1980 vem publicada a receita Tarte do Advento, que uma leitora enviou. Este bolo é ideal para festas de crianças, Natal,etc.. 



 Ingredientes
rodelas de ananás em calda
50 g de passas
50 g de pinhões (facultativo)
5 ovos
o mesmo peso dos ovos em açúcar
metade do peso dos ovos em farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó (facultativo)
75 g de manteiga
sumo e raspa de uma laranja pequena

Preparação
Unte com margarina e polvilhe com açúcar um tabuleiro de alumínio ou, de preferência, de pirex com as dimensões aproximadas de 30x21 cm. Abra a lata de ananás, escorra a calda para um tachinho, junte 2 ou 3 colheres de açúcar e faça-a ferver até ficar em geleia. Em seguida, coloque as rodelas espalhadas no fundo do tabuleiro; nos intervalos coloque os pinhões e as passas. Agora, a massa: primeiro misture a farinha como fermento; à parte, ponha a manteiga a derreter. Deite o açúcar num recipiente, junte as gemas, mexa e bata muito bem com o sumo, a raspa da laranja  e 1 colher de sopa  da calda do ananás. Bata sas claras em castelo firme. Junte ao batido metade da farinha, mexa, junte-lhe depois a manteiga derretida, torne a mexer, adicione metade das claras, depois o resto da farinha e, por fim, o resto das claras; ligue tudo bem com muita delicadeza. Deite o preparado no tabuleiro, alise e leve a cozer em forno bastante quente (200 a  250º) cerca de 30 a 45 mn .  Ao servir, pinte com a geleia de ananás.  

  SUCESSO e BOM APETITE               

1 comentário:

  1. Ainda ontem estava a pensar no Mestre Silva!
    Que saudades tenho deste bolinho de ananás!
    Ouve tens a receita do arroz doce da avó Sara?

    ****

    ResponderEliminar