segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pudim de claras com leite creme


Batem leve, levemente...


Nas minhas primeiras aventuras na cozinha, como ajudante da minha irmã, eu era assim uma espécie de escravinha que executava  as tarefas mais penosas.

Bater as claras com o batedor manual exigia muita energia,  tempo e atenção.  Manter  a tigela firme, com todo o seu conteúdo, era uma grande responsabilidade.
Acho que foi nessa altura que aprendi a virar a tigela ao contrário para  ver se as claras escorregavam ou não. Quando as claras se mantinham agarradas à  tigela já  estavam em castelo. As minhas nunca escorregaram, não sei bem como...  
                         

   Derrete-se na boca!


Só faço este pudim quando tenho claras que  sobraram de outros cozinhados,  nunca o faço de propósito.
Costumo servi-lo simples, mas aqui preparei um creme para acompanhar.
A receita vem no meu caderninho mais antigo.



 Quando  ganhar cor está cozido 


Pudim

Ingredientes

8 claras
250 gramas de açúcar: 125 grs+125 grs
1 colher de chá de fermento em pó
sal
água

Preparação

Ligue o forno à temperatura de 200 º. Unte uma forma com manteiga ou margarina.
Bata as claras, a que juntou uma pitada de sal, em castelo firme. A meio castelo junte, a pouco e pouco, 125 gramas de açúcar e bata. Adicione o fermento.  Ponha de lado.
Leve um tacho ao lume com o restante açúcar e um pouco de água. Ferve até atingir ponto de caramelo claro. Misture com cuidado nas claras. Deite na forma já untada e leve ao forno quente. Esteja atenta porque coze rapidamente, quando alourar está pronto. Apague o forno, entreabra a porta e deixe lá ficar o pudim, para não abater, até amornar.

Eu fiz o meu de véspera e guardei-o no frigorífico dentro da forma.

Creme  

Ingredientes

2 gemas
2 colheres de sopa de fécula
1/2 chávena de açúcar
2 chávenas de leite
1 dl de natas 
casca de limão   

Preparação

 Num tachinho misture bem o açúcar,  a fécula e  as gemas .Acrescente, mexendo sempre, o leite que, à parte,  aqueceu  com a casca de limão. Leve ao lume até engrossar. Junte as natas e mexa. Deite numa taça de serviço e  deixe arrefecer. Apliquei aqui um truque que aprendi com o meu sobrinho: coloquei sobre o creme película aderente para evitar que  se crie à  superfície uma camada mais espessa.


E porque não outra fatia?




SUCESSO E BOM APETITE!

1 comentário:

  1. Eu tenho sempre tantas claras congeladas que me sobram de fazer gelados, esta receita vem mesmo a calhar.

    ResponderEliminar