sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bolo de ouro

Bolo de ouro

Na minha adolescência, em casa de uma amiga da nossa  família, comi, pela primeira vez, este bolo. A receita vem publicada num livro editado pela  Vaqueiro: O Meu Livro de Pastelaria, onde  aparece na categoria Bolos de Festa. Nos anos 60 e 70 do século  XX, a Margarina Vaqueiro e a Margarina Chefe  publicavam   revistas e livros de doçaria e de  culinária em geral e promoviam algumas campanhas de ofertas, eu consegui o meu livro juntando provas de compra de pacotes de margarina.
Para fazer este bolo precisa de uma forma de "ninho", se não tiver experimente  escavar  uma cavidade  no topo do bolo, mas pode adquiri-la pois vai servir para fazer o Ninho de Páscoa.




Ingredientes
180 grs de açúcar
180 grs de Vaqueiro
180 grs de farinha de trigo
5 ovos
1 colher de chá de fermento em pó (se a farinha não tiver fermento)
1/2 limão
creme pasteleiro
3 pêssegos em calda
cerejas em calda (facultativo)

Preparação
Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com a Vaqueiro até obter um creme branco. Junte as gemas, uma a uma, e a raspa da casca do limão, batendo entre cada adição. À parte, bata as claras em castelo bem firme e adicione-as ao  preparado anterior, alternando com a farinha, peneirada com o fermento. Deite a massa numa forma de "ninho", untada com Vaqueiro e polvilhada com farinha. Leve a cozer em forno médio, durante cerca de 45 mn. Depois de cozido, desenforme o bolo e deixe-o arrefecer sobre uma rede. Encha a cavidade do bolo com  creme pasteleiro e decore com as metades dos pêssegos e com cerejas em calda.

Creme pasteleiro

Ingredientes
4 ovos
175 grs de açúcar
1/2 colher de sopa de Vaqueiro
2 colheres de sopa de farinha
5 dl de leite
baunilha (ou casca de  limão)

Preparação
Coloque num tacho os ovos inteiros, a farinha, o açúcar e a Vaqueiro. Misture todos os ingredientes. Leve o leite ao lume a ferver com a baunilha ou com o limão e junte-o ao preparado anterior. Leve de novo ao lume, mexendo sempre e deixe o creme engrossar sem deixar ferver.   

Nota:
Se preferir pode usar manteiga .
Antes de colocar o creme pasteleiro pode  borrifar o bolo com um licor para dar mais sabor, eu usei anis porque é muito apreciado pela minha mãe.


SUCESSO e BOM APETITE !


1 comentário:

  1. O que eu adoro este bolo!
    Acho que vou fazer este fim-de-semana para estrear as minhas forminhas novas.

    ******

    ResponderEliminar