quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Galinha de fricassé

 
Uma galinha como as outras  
A Galinha Verde
1959
Autor. RicardoAlberty (1919-1992)
Ilustrações de Júlio Gil    (1924 )



 
 Na minha infância, aos sábados à tarde, eu esperava ansiosamente pelo programa da Emissora Nacional,   "Meia hora de recreio" de Maria Madalena Patacho.
Guardo ainda na memória a música da abertura do programa, "Parada do soldadinho de chumbo" de Leon Jessel.
A Galinha Verde foi uma das muitas histórias que me encantaram e povoaram o meu imaginário de tantas emoções. 

Nessa época, tínhamos um galinheiro onde  as galinhas viviam  tranquilas. Observá-las era para mim um dos prazeres de viver no campo.

Para dar vida aos pratos de outros tempos preparei uma galinha de fricassé.

Ingredientes
1 boa galinha caseira
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 gemas
sumo de 1 limão
salsa
1 dl azeite
sal
pimenta
louro
água quente
1 copo de vinho branco (facultativo)

Preparação

Arranje a galinha e corte-a em pedaços. Aqueça o azeite.  Refoque ligeiramente as cebolas cortadas às rodelas com o alho picado e o louro. Deite a galinha  no refogado e frite um pouco os pedaços. Tempere com sal e pimenta. Junte o vinho branco e a  água quente.  Se necessário vá acrescentado mais   água quente. Quando a galinha estiver cozida prepare o molho. Numa taça misture  as gemas com o sumo do limão e um pouco do molho da galinha. Deite depois no tacho mexendo para não talhar as gemas. Na hora de servir junte a salsa.

    Nota: Acompanhe com batatinhas coradas e sirva com uma boa salada
SUCESSO E BOM APETITE!

1 comentário:

  1. Parece-me bem. Vou experimentar. Ver se fica parecido com fricasse k meus pais preparavam.

    ResponderEliminar